AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

MINISTRO SE COMPROMETE AJUDAR EM PROJETOS DE EDUCAÇÃO NO AP

O senador Randolfe Rodrigues esteve em audiência, na manhã desta quinta-feira (18), com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a reitora da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Eliane Superti, além de representantes do Amapá Alfabetizado, apresentando o projeto de internacionalização da universidade, além de discutir o programa que pretende erradicar o analfabetismo no estado.

O programa foi lançado, em Macapá, no final do 2013 inspirado no método cubano “Sim, eu posso”, com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “O método já foi empregado na alfabetização de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas, em diversos países”, explicou Randolfe. O ministro entendeu a importância do projeto e se dispôs a ajudar.

A Unifap tem seguido o modelo de outras instituições no Brasil, buscando se internacionalizar estabelecendo acordos com outras instituições de ensino, recepcionando professores estrangeiros, além de enviar seus professores para universidades estrangeiras. Nos dois últimos anos, a UNIFAP saltou de 12 para 42 cursos e dobrou o número de professores. A reitora Eliane Superti e os gestores da academia estão realizando uma série de ações que colocam a universidade dentro de um circuito internacional entre instituições de ensino superior.

O projeto elaborado há oito meses pela gestão, e que pretende ser realizado durante os próximos três anos e meio, pensou, primeiramente no entorno geográfico. A UNIFAP será aproximada das Universidades que abrangem o Platô das Guianas – composto por Venezuela, Guiana Inglesa, Suriname e Guiana Francesa.

Nessa região há uma diversidade linguística muito grande, que não é encontrada em outras partes da América do Sul. Essa aproximação traria um diferencial para a UNIFAP.

“As ações de internacionalização já começaram. Um acordo com a Guiana Francesa que estabelece troca de alunos e professores das instituições, já foi assinado”, disse a reitora. Assim como acordo que está prestes a ser estabelecido com o Suriname. Em agosto, 35 alunos de mestrado do Suriname vão até o estado justamente para estabelecer parcerias em todo o Platô.IMG_1492

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: