Bolsistas da Justiça do Amapá são capacitados como mediadores de conflitos

O Judiciário amapaense realiza no período de 14 a 18 de março o treinamento de formação continuada em métodos alternativos de resolução de conflitos para os bolsistas da Justiça do Amapá. O objetivo é por meio das técnicas de mediação e conciliação disseminar a cultura da pacificação.

A capacitação tem o objetivo de formar mediadores para lidar com os conflitos de forma pacífica e cooperativa, desenvolvendo a ética consciente para dirimir conflitos que ocorrem na área de atuação profissional, na comunidade escolar, no círculo familiar e, consequentemente, na sociedade.

Para o consultor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC, Mário Mendonça, que ministra o curso, é de grande importância capacitar os bolsistas como mediadores de conflitos. “Os bolsistas desenvolvem o trabalho de cooperação e de atendimento na Justiça do Amapá, então por lidarem diretamente com pessoas, torna-se importante essa capacitação para que, assim, entendam as formas e métodos alternativos de resolução de conflitos para que eles possam também prestar essa informação aos cidadãos.”

Para a juíza Joenilda Lenzi, Coordenadora da Central de Conciliação que também profere o curso, a intenção é formar os bolsistas para que saibam conduzir suas vidas evitando situações de conflitos.

“Estamos trazendo conhecimento das técnicas de mediação para que nossos bolsistas saiam com uma ideia diferenciada de como resolver situações de conflitos, capacitando-os como agentes pacificadores, evitando assim, prejuízos na condução errada dos conflitos em suas vidas pessoal e profissional.”

A bolsista Ana Rosa destacou o conhecimento que está assimilando ao participar da formação de mediadores de conflitos. “É de extrema importância para todos nós bolsistas porque estamos ganhando conhecimento de maneira diversificada de como mediar conflitos na sociedade”, finalizou a bolsista.

  • Macapá, 17 de Março de 2016-
  • Assessoria de Comunicação Social

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.