Programação das oficinas do Projeto Integrado da Amazônia começa pelo Amapá

Representantes de instituições que atuam no Amapá e Estuário Amazônico, extensionistas rurais, técnicos, especialistas e produtores estarão reunidos no Auditório Tucuju, da Embrapa Amapá, na próxima segunda-feira, 15/8, e terça-feira, 16/8, para realização da Oficina Territorial do Fundo Amazônia. As oficinas territoriais acontecerão em vários estados da Amazônia Legal. São espaços onde a Embrapa define com os parceiros locais, as prioridades das demandas territoriais a serem incluídas nos projetos componentes do “Projeto Integrado da Amazônia”, financiado pelo Fundo Amazônia.

A primeira oficina territorial será realizada em Macapá (AP) nos dias 15 e 16. Ainda em agosto ocorrerão mais quatro em Porto Velho (RO), Rorainópolis (RR), Manaus (AM) e Sinop (MT). Essas oficinas incluem participantes dos estados do Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Amazonas e Mato Grosso. Em setembro será a vez dos territórios do Maranhão, Pará e Tocantins. Nesse caso, os municípios a sediarem as reuniões serão Imperatriz (AM) e Marabá (PA). As oficinas são moderadas por técnicos do Departamento de Transferência de Tecnologias (DTT) da sede da Embrapa.

Fundo Amazônia

O Fundo Amazônia visa incentivar o Brasil a manter ou aumentar as reduções voluntárias de emissão de gases do efeito estufa, oriunda do desmatamento e da degradação florestal. Financia projetos de combate ao desmatamento e uso florestal da Amazônia. O Projeto Integrado da Amazônia é uma ação da Embrapa e Fundação Eliseu Alves, alinhada aos objetivos do Comitê Orientador Fundo Amazônia. A empresa de pesquisa conseguiu aprovar junto ao BNDES o valor de R$ 33,6 milhões. O objetivo do Projeto Integrado da Amazônia é promover a produção e disseminação de conhecimentos e tecnologias voltados para a recuperação, conservação e uso sustentável do bioma Amazônia.

Os projetos a serem selecionados por meio de chamada interna da Embrapa deverão se enquadrar nos seguintes temas:

I) Monitoramento do desmatamento e da degradação florestal e serviços ecossistêmicos;
II) Restauração, manejo florestal e extrativismo;
III) Tecnologias sustentáveis para a Amazônia; e
IV) Aquicultura e pesca.

Unidades envolvidas no Projeto Integrado da Amazônia.

Embrapa Acre
Embrapa Agrosilvipastoril
Embrapa Amapá
Embrapa Amazônia Ocidental
Embrapa Amazônia Oriental
Embrapa Cocais
Embrapa Informação Tecnológica
Embrapa Meio Ambiente
Embrapa Meio Norte
Embrapa Monitoramento por Satélite
Embrapa Pesca e Aquicultura
Embrapa Rondônia
Embrapa Roraima
Secretaria de Comunicação da Embrapa

Saiba mais sobre o Fundo Amazônia:

Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=IvPXgTW1ubY&list=PL8J9LMzIw_Epgu5UmCOpbGmm53hLocIrX

Portal

http://www.fundoamazonia.gov.br/FundoAmazonia/fam/site_pt/

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.