Clínica de Nefrologia do HCAL é fiscalizada pelo CRM-AP

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) realizou vistoria na Clínica de Nefrologia do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima. O local é o único que oferece hemodiálise para pacientes com insuficiência renal crônica e aguda no serviço público de Macapá, no Amapá. A equipe verificou os medicamentos disponíveis, sala de procedimentos e curativos, os consultórios e as condições estruturais do ambiente físico.

No momento da vistoria foi constatado que o único desfibrilador não estava funcionando. Também não tinha fonte de oxigênio móvel e ponto de gases medicinais. Estavam faltando materiais básicos para realização de curativos, retirada de pontos e material para pequenas cirurgias. Também foi identificado que faltavam os seguintes medicamentos: eritropoietina, sevelamer, calcitriol e protamina. Por falta dessas medicações, as transfusões precisam ocorrer com mais frequência, o que resulta na sobrecarga na Clínica de Nefrologia.

A Nefrologia estava sem detergente, álcool e papel toalha, fatores que comprometem a higiene dos pacientes e funcionários. Atrás das poltronas, onde os pacientes realizam as hemodiálises, há ralos, o que provoca mau cheiro na clínica. Também foi encontrado lixo hospitalar depositado diretamente na lixeira. Além de lixeira sem pedal.

Seis médicos nefrologistas vêm se revezamento por três sessões diárias em dias alternados, impossibilitando que alguns profissionais se ausentem. A clínica também não dispõe de repouso médico e banheiro para funcionários. A equipe de fiscalização percebeu pouca iluminação e a instalação elétrica sobrecarregada.

O relatório, da fiscalização realizada em fevereiro, foi enviado para Secretaria de Saúde do Estado do Amapá, Ministério Público Estadual e Federal, Ministério Público do Trabalho e Conselho Federal de Medicina (CFM).

CRM-AP

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.