Chuvas: primeira quinzena de abril tem 60% do esperado para o mês

Estimativa de meteorologista para abril é de aproximadamente 380 milímetros. Choveu uma média de 254 milímetros até o momento.

Ailton Leite

Nos primeiros 15 dias de abril, o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa), já registou uma média de 225 milímetros de chuvas em todo o estado, o que representa 60% da quantidade estimada para o mês, que seria de aproximadamente 380 milímetros.

“Nós fizemos uma previsão no início do mês de que as chuvas estariam dentro da média a um pouco acima média, principalmente nos municípios da área sul do estado [Laranjal e Vitoria do Jarí], e com probabilidade de aumento na ocorrência de chuvas na região metropolitana”, apontou o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena.

Ainda de acordo com o meteorologista, há a possibilidade de que as chuvas cheguem a 400 milímetros na segunda quinzena de abril.

Veja também:

Covid-19: Amapá tem 334 casos confirmados e 278 suspeitos em investigação laboratorial

Pesquisa medirá nível de propagação do coronavírus no Brasil

“A gente trabalha dentro da possibilidade de que ainda possa chover aproximadamente uma média de 150 milímetros nestes próximos dias”, acrescentou.

O meteorologista ressaltou ainda que, as imagens dos satélites apontam muita nebulosidade, não só na região metropolitana, como também nos demais municípios e nas cabeceiras dos rios, porém, essas chuvas não têm se concentrado somente nessas regiões.

“Pelo que temos observado, estamos quase que 90% descartando o risco de cheias ou alagamentos decorrentes de chuvas nas cabeceiras, por não haver tanta concentração de chuvas nestas regiões. Tem chovido bastante na faixa litorânea e próximo dos municípios que ficam nas regiões do rio Amazonas”, destacou.

O meteorologista acrescentou ainda que a tendência é de que o tempo permaneça nublado em alguns pontos do estado; em outros abafado, o sol pode aparecer em alguns dias, mas a predominância de tempo será de nublado até o final do mês.

Portal do GEA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: