Hoje é Dia do Oftalmologista

DIA 7 DE MAIO DE 2022:

  • Dia do Oftalmologista [No dia 7 de maio celebra-se o Dia do Oftalmologista. A data foi escolhida para homenagear os oftalmologistas brasileiros que, em 7 de maio de 1930, fundaram a Sociedade de Oftalmologia de São Paulo e seis anos depois realizaram o primeiro Congresso Brasileiro de Oftalmologia na capital paulista. A criação da data e as atividades de 1930 e 1936 tiveram profundas ligações com a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). No entanto, apenas em 1986, o Ministério da Saúde instituiu o dia 7 de maio como Dia Nacional do Oftalmologista através da portaria nº 398].
  • Dia Nacional da Saúde Ocular e Prevenção à Cegueira [Portaria do Ministério da Saúde 389, de 13 de abril de 1989].
  • Dia Nacional da Prevenção da Alergia [Celebrado em 7 de maio, busca chamar a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento dessas manifestações. A alergia é uma resposta do sistema de defesa do organismo a agentes nocivos, como bactérias e vírus. Segundo a World Allergy Organization (WAO), as doenças alérgicas afetam de 30% a 40% da população mundial, sendo que as mais comuns são a rinite e a asma, que respondem por cerca de 10% a 20% da população; além de 80% das pessoas com asma apresentarem rinite alérgica].
  • Dia Internacional da Luta contra a Endometriose [7 de maio é celebrada esta data. A doença atinge de 10% a 15% das mulheres em idade de reprodução (dos 15 aos 45 anos), segundo dados da Associação Brasileira de Endometriose. Estima-se que pelos menos 6 milhões de mulheres sofram com a doença no país. A endometriose acontece quando o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce para fora do órgão. Os fragmentos vão parar no ovário, nas trompas e até em regiões vizinhas. Mesmo deslocado, o tecido excedente é estimulado a crescer e, na hora da menstruação, descama junto com o endométrio original].
  • Dia Mundial de Esclarecimento sobre a Espondilite Anquilosante [Comemorado dia 7 de maio. Durante todo este mês, reumatologistas buscam conscientizar a população sobre os sinais e sintomas da doença crônica, que pode começar com uma dor persistente nas costas. Com o passar do tempo, os ossos das vértebras crescem e formam nódulos, fundindo-se uns com outros, causando rigidez e dificuldade de movimentos. O paciente pode ficar tão curvado que fica impossibilitado de olhar para frente (somente para baixo). Ao contrário do que se pode pensar, a doença começa na juventude].
  • Dia do Silêncio [O principal objetivo desta data, comemorada dia 7 de maio, é conscientizar as pessoas dos males que a poluição sonora provoca, em diversos aspectos, a queda da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Além de consequências físicas, o excesso de ruídos também prejudica a concentração e eleva os níveis de estresse. Por este motivo, o Dia do Silêncio convida as pessoas a separar uns minutos durante o dia para desfrutar do total silêncio. O filósofo estadunidense William James, um dos fundadores da psicologia moderna, conseguiu definir a essência da importância do silêncio na seguinte frase: “o exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra”].
  • Fundação da Viação Aérea Riograndense – VARIG [Foi uma companhia aérea brasileira fundada em 7 de maio de 1927, no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, pelo alemão Otto Ernst Meyer (1897–1966), um empresário teuto-brasileiro que fora oficial-aviador da Força Aérea Alemã e chegou ao Brasil, em Pernambuco, em 1921. A Varig foi uma das primeiras companhias aéreas brasileiras, extinta em 20 de julho de 2006].
  • Morre, no Rio de Janeiro, o Duque de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva), em 7 de maio de 1880, na Fazenda Santa Mónica, Desengano (hoje Juparaná, Rio de Janeiro). Militar e político brasileiro, nasceu na Vila do Porto de Estrela, Rio de Janeiro, a 25 de agosto de 1803 e foi escolhido como Patrono do Exército Brasileiro.
  • Dia de Santa Flávia Domitila [Celebra-se a 7 de maio. Flávia Domitila nasceu no século I no seio da nobreza romana. A sua conversão ao cristianismo valeu-lhe o exílio na Ilha de Ponza, onde sofreu martírios e maus tratos constantes pela sua fé até à sua morte].
    ……………………………….
    (Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.