Governo do Amapá envia 32 toneladas de massa asfáltica para recuperação de vias no município de Oiapoque

Os serviços que fazem parte do programa “Pelo Amapá”, estão previstos para iniciar nesta quarta-feira, 10.

Por: Jamylle Nogueira

Como parte da política de reestruturação da malha viária nos municípios, o Governo do Amapá destinou 32 toneladas de cimento asfáltico para serviços de manutenção em ruas e avenidas do município de Oiapoque, com objetivo de garantir mais segurança e qualidade na mobilidade urbana da população no extremo Norte do estado. A iniciativa faz parte do programa “Pelo Amapá”, que integra o Plano de Governo.   

A frente de trabalho, que inicia na quarta-feira, 10, é coordenada pela Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) em parceria com a Prefeitura de Oiapoque. De acordo com o secretário-adjunto, Benedito Martins, além de equipamentos e materiais, como quatro caçambas e uma carreta, o Governo do Amapá também está destinando mão de obra qualificada. 

“A Prefeitura também estará disponibilizando equipamentos e mão de obra para que a gente possa executar os serviços em uma grande frente de trabalho. As vias mais desgastadas serão as primeiras a receber a recuperação, as outras serão selecionadas gradativamente e receberão serviços conforme a necessidade”, relatou. 

O secretário-adjunto da Setrap também explicou que as 32 toneladas do Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), destinadas para o município, serão multiplicadas e poderão chagar até 800 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), produto final que será aplicado nas vias. 

“Estamos enviando uma caçamba com CAP, que é responsável por manter esse cimento de petróleo aquecido e conservado, para que seja misturado com areia, brita e entre outros materiais que formam a camada de asfalto denominado de concreto betuminoso usinado à quente. O processo dessa mistura vai multiplicar o asfalto gerando um quantitativo suficiente para realizar a manutenção das vias principais de Oiapoque”, explicou Benedito. 

Além de obras de mobilidade urbana, o Governo do Estado também atua no município com ações emergenciais de combate à dengue, limpeza da cidade e ajuda humanitária. 

Pelo Amapá

A iniciativa faz parte das ações do Estado que contribuem para o desenvolvimento do interior do estado através de obras de infraestrutura e mobilidade em parceria com as prefeituras.

O programa Pelo Amapá conta com o apoio da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap). Os primeiros municípios contemplados com as obras de mobilidade urbana foram Santana, Itaubal, Pracuúba, Ferreira Gomes, Calçoene e Macapá.

Pavimentação asfáltica

Desde de janeiro de 2023, o Governo do Amapá já investiu cerca de R$ 54 milhões em obras de pavimentação asfáltica. Os investimentos são frutos de aportes do Governo Federal, através de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre, além de recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e Tesouro Estadual. Ao todo, já foram pavimentados 52,57 km de extensão de obras como:

  • Pavimentação asfáltica do Ramal Farinha Seca, em Macapá;
  • Rodovia do Centenário (antiga Norte-Sul), em Macapá;
  • Ramal Porto do Céu, em Macapá;
  • Pavimentação asfáltica da Avenida Gaudêncio da Silva, no bairro Goiabal, em Macapá;
  • Obras da AP-110, no trecho de São Joaquim do Pacuí, em Macapá, a Cutias do Araguari;
  • Obras da AP-070, no trecho que inicia em Santo Antônio da Pedreira até Santa Luzia do Pacuí, em Macapá;
  • Pavimentação asfáltica município de Itaubal;
  • Obras de mobilidade urbana do município de Santana;
  • Distrito do Lourenço, em Calçoene.

 Foto: Arquivo/Setrap

Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.