Índice glicêmico: veja os carboidratos que mais acumulam gordura
De acordo com a taxa do índice glicêmico, carboidratos podem ser mais prejudiciais à saúde, por exigir maior liberação de insulina
Eduardo Nunes
O índice glicêmico diferencia os carboidratos e está relacionado à velocidade com que o açúcar proveniente da digestão desse carboidrato chega ao sangue (se mais rápido ou mais devagar, elevando mais rapidamente ou mais lentamente os níveis de açúcar no sangue, a chamada glicemia).
Os carboidratos simples são de absorção rápida, ou seja, possuem um índice glicêmico alto. Logo, são mais prejudiciais à saúde, já que obrigam a uma maior liberação de insulina pelo pâncreas, numa tentativa de o organismo equilibrar os níveis de açúcar. A insulina é um hormônio que tem o poder de transportar o açúcar para dentro das células dos músculos onde, no fígado, se deposita sob a forma de glicogênio.
Veja também:
A indústria de casino move-se progressivamente para a internet
Saiba como a tecnologia 5G pode ser aliada da nossa saúde
Saiba como amamentar seu bebê corretamente desde o primeiro dia
Entretanto, esses depósitos têm uma capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos gordurosos e triglicéridos, que serão armazenados pelo organismo sob a forma de gordura. Caso continue a ingerir alimentos de alto índice glicêmico, o seu organismo começará a adquirir resistência à insulina, uma vez que o corpo começa a produzir uma quantidade maior de insulina. A acumulação de gorduras torna-se cada vez maior e mais difícil de combater.
Assim, podemos diferenciar os diferentes tipos de alimentos pelo seu Índice Glicêmico (IG). A escala, indicada em porcentagens, tem por base o açúcar branco como valor de referência (100%), por ser a substância com IG mais elevado. Você deve privilegiar os alimentos de baixo IG, em detrimento de alimentos com elevado IG.
Veja mais no Terra
Você precisa fazer log in para comentar.